PC SOFT

PROFESSIONAL NEWSGROUPS
WINDEVWEBDEV and WINDEV Mobile

Home → WINDEV 25 → Windev, Wlanguage e outras linguagens de programação
Windev, Wlanguage e outras linguagens de programação
Started by manhobby, Oct., 09 2019 7:02 PM - 8 replies
Posted on October, 09 2019 - 7:02 PM
Olá!

Está escrito no Wikipedia espanhol sobre o Windev:

WinDev utiliza un lenguaje de programación evolucionado propio llamado el WLanguage. Este se parece por momentos a Visual Basic, y también hace pensar un poco en algunos lenguajes de tercera generación como Borland Delphi en cuanto al código de ciclos y condiciones, etc…pero se clasifica sobre todo en los L5G de alto nivel de abstracción como SQL, eDevelopper, etc…

El lenguaje soporta la programación por procedimientos y la programación orientada a objetos, por lo tanto, se puede utilizar de diferentes maneras según la experiencia anterior del programador que empieza a conocer la herramienta. El WLanguage se distingue por la presencia de funciones de relativamente alto nivel, tales como la función ScreenToFile, quien realiza las asignaciones del contenido de los controles de una ventana hacia las tablas de una base de datos a las cuales fueron antes vinculados.

Referência: https://es.m.wikipedia.org/wiki/WinDev

O Windev é uma IDE que usa a linguagem de programação Wlanguage?

Parte da linguagem Wlanguage é parecida com Visual Basic 6 e outra parte dessa linguagem é parecida com Delphi e outra parte dessa linguagem é parecida com linguagem do dialeto xbase?

Eu digo linguagem do dialeto xbase querendo dizer, por exemplo, Harbour, Clipper, Flagship, FoxPro, dBase, Sistemas ERPs baseados em xbase, XBase++.

Se sim, talvez eu utilizarei o Windev enquanto eu tiver clientes que estiverem satisfeitos com o uso de tecnologia que é parecida com Visual Basic 6, Delphi e xbase.
Posted on October, 10 2019 - 11:12 AM
Bom dia

Sim é muito simples a programação

Ex

//Saudação
Agora is time = TimeSys()
Hora is int = Agora..Hour
Min is int = Agora..Min

VarNome is string = “Adriano Boller

IF VarNome <> “ AND
StringCount(VarNome,Boller) > 1 AND
Hora <= 12

Info(Bom dia BOLLER!!!)

Eles IF VarNome <> “ AND
StringCount(VarNome,Boller) > 1 AND
Hora > 12 AND Hora < 18

Info(Boa tarde BOLLER!!!)

Eles IF VarNome <> “ AND
StringCount(VarNome,Boller) > 1 AND
Hora > 18 AND Hora < 24

Info(Boa noite BOLLER!!!)

END

IF YesNo(Deseja ver seu saldo?)
VerSaldo(VarNome)
END



Internal Procedure VerSaldo(nome)

Consulta is SQL Query = [

Select Saldo
Form ContaCorrente
Where NomeCliente = {paramNome}

]

Consulta.paramNome = nome

IF HExecuteSQLQuery(Consulta)

For each Consulta

Info(Saldo)

END

END

END


Note a simplicidade do codigo

Aprende em 20 h de estudo em média
Posted on October, 10 2019 - 12:59 PM
Olá Adriano!

Não está claro para mim a sua resposta para estas perguntas:

O Windev é uma IDE que usa a linguagem de programação Wlanguage?

Parte da linguagem Wlanguage é parecida com Visual Basic 6 e outra parte dessa linguagem é parecida com Delphi e outra parte dessa linguagem é parecida com linguagem do dialeto xbase?

Eu digo linguagem do dialeto xbase querendo dizer, por exemplo, Harbour, Clipper, Flagship, FoxPro, dBase, Sistemas ERPs baseados em xbase, XBase++.
Registered member
794 messages
Popularité : +40 (42 votes)
Posted on October, 11 2019 - 5:25 PM
Olá. Acho que a resposta recebida é perfeitamente válida como um exemplo do que é WLanguaje.

Windev, Webdev ou Windev Mobile são os IDE utilizados com WLanguage

WLanguage não se parece com nenhuma das linguagens de programação que mencionou. Além disso, é muito mais poderoso do que o Basic ou o Pascal em que se baseiam as ferramentas que mencionou. Também evoluiu muito nos últimos anos, tirando ideias das linguagens modernas. Quanto às suas referências ao dBase ou Clipper com Windev pode aceder aos dados utilizando estes formatos, mais muitos outros que têm disponibilidade de ODBC ou acesso através de Activex ou .net.

Em qualquer caso, é necessário aprender esta língua.

Uma saudação

Ruben
Message modified, October, 11 2019 - 5:26 PM
Posted on October, 11 2019 - 10:20 PM
Olá!

O Rubén Sánchez disse que WLanguage não se parece com nenhuma das linguagens de programação que eu mencionei.

Eu mencionei Visual Basic 6, Delphi e as linguagens do dialeto xbase, os exemplos de linguagens do dialeto xbase que eu mencionei foram Harbour, Clipper, Flagship, FoxPro, dBase, Sistemas ERPs baseados em xbase, XBase++.

Está escrito no Wikipedia espanhol sobre o Windev:

WinDev utiliza un lenguaje de programación evolucionado propio llamado el WLanguage. Este se parece por momentos a Visual Basic, y también hace pensar un poco en algunos lenguajes de tercera generación como Borland Delphi en cuanto al código de ciclos y condiciones, etc…pero se clasifica sobre todo en los L5G de alto nivel de abstracción como SQL, eDevelopper, etc…

El lenguaje soporta la programación por procedimientos y la programación orientada a objetos, por lo tanto, se puede utilizar de diferentes maneras según la experiencia anterior del programador que empieza a conocer la herramienta. El WLanguage se distingue por la presencia de funciones de relativamente alto nivel, tales como la función ScreenToFile, quien realiza las asignaciones del contenido de los controles de una ventana hacia las tablas de una base de datos a las cuales fueron antes vinculados.

Referência: https://es.m.wikipedia.org/wiki/WinDev

Porque está escrito no Wikipedia espanhol que WLanguage se assemelha ao Visual Basic às vezes e também faz pensar em algumas linguagens de terceira geração, como Borland Delphi, com relação ao código de ciclos e condições, etc se é verdade que Wlanguage não parece com nenhuma das linguagens de programação que eu mencionei?
Registered member
3,651 messages
Popularité : +175 (223 votes)
Posted on October, 17 2019 - 9:21 PM
Bom dia

Wiki pedia não é fonte segura de informações...

Quer saber mais sobre o produto me ligue ou me chame no skype adrianoboller / +5541999491800

--
Adriano José Boller
______________________________________________
Consultor e Representante Oficial da
PcSoft no Brasil
+55 (41) 99949 1800
adrianoboller@gmail.com
skype: adrianoboller
http://wxinformatica.com.br/
Message modified, October, 17 2019 - 9:22 PM
Registered member
794 messages
Popularité : +40 (42 votes)
Posted on October, 17 2019 - 11:51 PM
"WinDev utiliza un lenguaje de programación evolucionado propio llamado el WLanguage"

Acho que se lá o autor usa a palavra "próprio" para descrevê-lo, ele está implicando que é diferente.

"Eu mencionei Visual Basic 6, Delphi e as linguagens do dialeto xbase, os exemplos de linguagens do dialeto xbase que eu mencionei foram Harbour, Clipper, Flagship, FoxPro, dBase, Sistemas ERPs baseados em xbase, XBase++."

Onde está isso mencionado no artigo da Wikipédia que você mencionou?

Rubén
Posted on October, 19 2019 - 10:06 AM
Olá!

Adriano Boller e Rubén, muito obrigado pelas respostas!

Boa sorte!
Posted on October, 19 2019 - 10:06 AM
Olá!

Adriano Boller e Rubén, muito obrigado pelas respostas!

Boa sorte!